quarta-feira, 4 de março de 2015

TFUP - Tuna Feminina da Universidade Portucalense



E a última tuna a concurso é a TFUP - Tuna Feminina da Universidade Portucalense.


A Tuna Feminina da Universidade Portucalense tem na sua origem, em Março de 1991, a cisão de elementos femininos e masculinos da mesma Universidade, formando uma Tuna Mista. Daqui se manteve o grupo masculino, que em número de qualidade musical suficiente, continuou como a Tuna Académica.
Por outro lado, o grupo feminino começou a reunir alunas, instrumentos e temas para assim, formar, a Tuna Feminina. A nossa primeira atuação foi em Dezembro de 1993 com 14 elementos, desde então temos vindo a crescer tanto em quantidade como em qualidade. Já em 1994 fomos apadrinhadas pela outra tuna da nossa Mui Nobre Casa, a Tuna Académica da Universidade Portucalense.
Somos ambiciosas e gostamos de ir mais além que o nosso “cantinho”, temos espalhado por esse mundo fora, não só a nossa música, mas principalmente a nossa alegria.
Em 1997 fomos a terras de "nuestros hermanos", passando por Lorret del Mar e Barcelona.
Em 1998, Paris foi a cidade eleita, dando a oportunidade às Comunidades Portuguesas de poderem lembrar o país de origem.
Em 1999 realizamos uma pequena digressão por terras tropicais, o Brasil, visitando a bela cidade do Rio de Janeiro.
Em 2000 regressamos ao Arquipélago dos Açores, onde já tínhamos deixado saudades em 1996.
Em 2001 estivemos em Amesterdão, alegrando e levando um pouco da nossa cultura e tradição àqueles que nem sempre têm oportunidade de regressar à terra natal.
Em 2010 participamos ativamente no projeto "Mar à Mesa", organizado pela Câmara de Matosinhos, onde tivemos oportunidade de mostrar o nosso trabalho a um público mais abrangente e desta forma partilhar a diversão e espírito que sempre nos acompanham.
Em 2012 retomamos ao Arquipélago dos Açores e com o passar do tempo fomos deixando a nossa marquinha nos “caminhos de Portugal”, marcando presença em muitos festivais de Tunas, dos quais regressávamos cansadas mas muito felizes.
Outro projeto que tivemos em mãos, foi o TUNASTIRSO – Festival de Tunas de Santo Tirso – no decorrer das suas três edições, funcionava como uma parceria entre a TFUP e a Junta de Freguesia de Santo Tirso, sendo uma forma de levar a Tuna mais longe.
A nossa história foi construída por gerações e gerações que passaram o testemunho, sempre com o objetivo de levar a Tuna a bom porto. Muito temos a agradecer este trabalho conseguido e sempre com uma perspetiva de futuro, contamos agora com 27 elementos ativos.
O passado, presente e futuro, têm igual importância para aquilo que se torna uma família e isso transparece no nosso brinde, na nossa forma de estar e viver a Tuna, porque muito mais importante do que os prémios que embelezam a nossa vitrine, são os momentos que para sempre ficam gravados no nosso coração.
Outro motivo de orgulho para nós, é o nosso Festival - Festival de Tunas Femininas da Universidade Portucalense I.D.H., que se realiza pela altura do nosso aniversário, 4 de Dezembro, contando com doze edições.
 A Tuna Feminina da Universidade Portucalense visa projetar-se pela sua presença no meio universitário, dignificando o nome da nossa Universidade, transmitindo não só a música que nos une, mas principalmente o espírito que nos contagia, e a gratidão que sentimos por todo o apoio que nos foi e é dado ao longo da nossa existência.
A Nós, ao Passado que aprendemos, ao presente que vivemos e ao futuro que abraçamos. Aqui festejamos aos que ensinaram, aos que ensinam, aos que iram ensinar.
TUNA EU, TUNA TU, TUNA NÓS, TUNA!



facebook: www.facebook.com/tunafeminina.universidadeportucalense
youtube: www.youtube.com/watch?v=ZAbomWFKlAE

Sem comentários: