quarta-feira, 4 de março de 2015

Bomboémia - Grupo de Percussão da Universidade do Minho



Bomboémia é sinônimo de divulgação das tradições e cultura minhota. É através da Universidade do Minho que este grupo de percussão jovem - jovem de existência e jovem de espirito - promove o Minho.
Este Grupo musical surge da reestruturação do Grupo de Cabeçudos, Gigantones e Zés - Pereiras, importante elemento nas festas do Corpus Christi (Corpo de Deus). Uma excelente forma de unir as gerações mais novas com quem entende do assunto.
Em companhia de outros grupos académicos, os "Laranjinhas" como são carinhosamente apelidados, divulgam a ARCUM - Associação Recreativa e Cultural Universitária do Minho. É devido aos seus sons musicais que são considerados um dos projetos mais interessantes da Academia. Ao som de bombos, timbalões, caixas, tarolas, d'jambés, shekeres, bidões, latas e sininhos embalam qualquer um com a sua música.
Desde a sua criação, já passaram pelo grupo muitos estudantes. Inclusive os estudantes do Programa Erasmus, que também se renderam: Polacos, Gregos, Belgas e Brasileiros são só uma pequena amostra. Atualmente, estarão cerca de 35 elementos no ativo, mas vê-se uma alegria quando dizem que desde 2004 a sua família tem perto de 100 elementos.
É com o gosto pela percussão que estes jovens se divertem a darem-se a conhecer por este Portugal afora e além-fronteiras. Pela Europa este grupo já pintou de laranja países como: Polônia, Espanha, Irlanda, Suíça, França, Holanda e Bélgica. Ainda deram uma saltinho à Tunísia.
São eles que marcam o início das comemorações académicas divididas por Braga e Guimarães. É na latada que se dão a conhecer aos novos alunos, mas são eles os responsáveis por chamar os Bracarenses a interagir com os estudantes no eterno Cortejo Académico. E se ainda não se fartou deles, poderá encontrá-los a animar o recinto das monumentais festas do Enterro da Gata.
Mas nem só de festa vive este grupo. Perante a Sociedade Bracarense, apresenta-se em Palco, no Primeiro de Dezembro, mas é com o FUMP que este grupo cumpre o seu dever diante a sociedade dando a conhecer também a cultura de outras regiões. O ponto alto deste grupo é o Festival Universitário de Musica Popular, do qual são organizadores. Sendo o único festival do gênero em terras nacionais. Braga já conheceu grupos como os pequenos Percutunes ou os agitados Toca a Rufar.

No âmbito da capital Europeia da Juventude, os Bomboémia, em parceria com a Câmara Municipal, realizaram o primeiro FUAP - Festival Universitário de Artes Performativas. Indo um pouco mais além do conceito do Festival inicial, Braga pôde conhecer os Nação Vira Lata ou os Diabo na Cruz.



facebook: www.facebook.com/bomboemia
youtube: www.youtube.com/watch?v=kVZ1kwvpT7s

Sem comentários: