domingo, 1 de março de 2015

Feminis Ferventis - Tuna Académica Feminina da Universidade do Algarve



A Segunda Tuna a concurso é a Feminis Ferventis - Tuna Académica Feminina da Universidade do Algarve!

A nossa Tuna foi fundada a 10 de dezembro de 1992, e é composta por alunas de vários cursos da Universidade do Algarve. Demos início à nossa história, começando por atuar “em casa”, por ocasião do Dia do Estudante, a 24 de março de 1993, na já extinta Tasca do Estudante, em Faro.
Somos, até à data, a única tuna feminina existente no Algarve e orgulhamo-nos de fazer chegar as bandeiras da Cidade de Faro e da Universidade do Algarve às várias cidades do nosso Portugal, em diversos tipos de atuação, das mais clássicas às mais insólitas, sempre com a mesma alegria e vontade de transmitir o espírito que caracteriza as gentes algarvias.
Envergamos o traje padrão da Universidade do Algarve, acompanhado de uma peça que nos distingue das restantes colegas da UAlg: os cullotes, que usamos por debaixo da saia. A nossa hierarquia divide-se entre Projeto a Caloira, Caloira e Tunante, e distinguimo-nos pela cor das fitas que temos nos cullotes: branca, azul-escuro e laranja, sendo esta última a cor da Tuna, usada pelas Tunantes.
Em 1997 e em 2001 editámos os nossos dois CDs de repertório maioritariamente original e tradicional português “Feminis Ferventis” e “Encantos”e desde 2003 que organizamos, consecutivamente, o Moura Encantada - Festival de Tuna Femininas no Algarve, um evento de já reconhecida notabilidade na agenda cultural de Faro. Um dos momentos mais importantes da nossa história foi o irmanamento com a TUFES - Tuna Feminina Scalabitana da Escola Superior de Educação de Santarém, a 18 de dezembro de 2010, com a qual partilhamos uma bonita e exemplar história de companheirismo e amizade, que iremos manter durante muitos anos. Sempre acompanhadas da Assunção, o nosso ceptro de Praxe e Tunante mais antiga, já estivemos pelos Açores, Setúbal, Évora, Santarém, Covilhã, Coimbra e por tantos outros caminhos de Portugal. Apesar deste grupo se renovar a cada ano que passa, o nosso elo de ligação continua a ser o mesmo: o gosto pela música, pelo espírito académico e pelo grupo que nos une, e a fé com que acreditamos quea tradição ainda pode ser o que era.

“Que a música palpite nos vossos corações e transpareça num sorriso largo.”



facebook: www.facebook.com/tuna.feminisferventis
youtube: https://www.youtube.com/watch?v=RgWfVN0FlNI




Sem comentários: