quinta-feira, 8 de março de 2012

VI SERENATAS AO BERÇO...O CARTAZ...
TUNAS A CONCURSO!


A segunda tuna que aqui apresentamos e que vai pisar o palco do VI Serenatas ao Berço vem de Aveiro (esperemos que elas tragam um docinho na mala para nós!!!)

TFAAUA – Tuna Feminina da Associação Académica da Universidade de Aveiro

A 21 de Fevereiro de 1994, a cidade de Aveiro viu nascer a Tuna Feminina da Associação Académica da Universidade de Aveiro. Há muito tempo que vozes femininas ecoavam pelas ruelas da cidade e necessitavam de ter um seio para se emanar.
Desde esse dia o núcleo promove as suas próprias músicas e arranjos musicais. Cultiva-se o espírito e a cultura da academia aveirense. Em 1996, a Tuna Feminina, presta homenagem à protectora da cidade, a Princesa Santa Joana, organizando o "Memorial de Santa Joana Princesa”, no Museu de Aveiro. Para além desta iniciativa, realiza o festival de tunas femininas, intitulado “Noite de Serenatas Femininas”, que inicialmente começou por ser uma noite, em que as tunas femininas entoavam as mais belas serenatas e hoje é um festival importante no panorama das Tunas Femininas em Portugal e até a nível internacional.
De referir que esta Tuna possui um bom reportório musical com grande parte das suas músicas originais, compostas por membros desta mesma Tuna. Facto que é verdadeiramente reconhecido num festival e que garante o potencial de evolução.
Reconhecida a sua valia, a Tuna Feminina da A.A.U.Av., já tem uma presença incontornável e bem vincada entre as tunas femininas do país bem como na Europa. Facto que lhe apossou a possibilidade de viajar do norte ao sul de Portugal, aos Açores e à Madeira. Também transportou a cultura universitária portuguesa para além fronteiras, durante a sua estadia em França, Espanha, Holanda e Peru.
É também presença habitual em inúmeros e prestigiados festivais onde já conquistou numerosos prémios, entre os quais Melhor Tuna, Melhor Solista, Melhor Estandarte, Melhor Pandeireta, Melhor Original, Melhor Instrumental e o prémio Tuna Mais Tuna!
É nesta constante aventura, de dar vida às vozes femininas, que esta tuna guarda eternas recordações. É pelos concursos de tunas realizados pelo país fora e outros, que demonstrou a sua alegria, o seu espírito, a sua música e a sua cidade!

Sem comentários: