sexta-feira, 25 de março de 2011

V Serenatas ao Berço - Vibratuna

A 15 de Março de 2007, concretizava-se o desejo de algumas estudantes da UTAD de Vila Real, e faziam-se ouvir vozes femininas acompanhadas pelo vibrar de instrumentos musicais a entoar melodias numa cidade, até então de tunas masculinas. Assim surgia a VIBRATUNA, a tuna feminina da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, tuna que qual marinheiro dos descobrimentos “navega por mares nunca antes navegados” e enfrenta o desdiz que afirma que “as tunas femininas na Bila morrem à nascença”. Nós somos, e queremos continuar a ser, a prova do contrário...
A VIBRATUNA, família construída com amizades duradouras, mantidas pelo trabalho, pelas borgas, e por tantas outras coisas, tem nos seus alicerces muito mais que o amor à música e à tradição académica.
Tendo sido a sua primeira aparição ao público, em Borba da Montanha, a 23 de Dezembro de 2007, as nossas actuações oficiais começam com a Queima de Mirandela e Miranda do Douro em 2008, passando também pelas festas de Vila Meã e S. Lourenço – Chaves, no Verão desse mesmo ano.
As actuações continuam com a Recepção ao Caloiro de 2008, a Praxe de Veteranos, Encontro de Tunas em Murça em 2009, I Encontro de Tunas da TAUTAD, “Renascer” em 2009, entre muitas outras...
Mas o ano mais marcante para a história da VIBRATUNA é sem dúvida o ano de 2010, em que com os seus 3 anos de existência e muita vontade de mostrar e deixar a nossa marca no mundo das tunas, estivemos presentes mais uma vez na Praxe de Veteranos, na Feira da Saúde, no II Encontro de Tunas da TAUTAD “Estas são as estórias”, etc... Dia 1 de Maio de 2010, marcamos presença no nosso primeiro festival de tunas femininas, VI Ofélia em Ponte de Lima, onde arrecadámos o prémio de melhor passacalles.
Marcámos presença também, no IX Festa Ibérica, como tuna extra-concurso, na Covilhã, no I Cidade Neve e organizamos o I Tuna à Capela, em Outubro de 2010.
Este é um pouco do nosso percurso entanto Tuna, mas muita haverá para contar...
Pouco depois de termos festejado o nosso 4º aniversário, aqui estamos a convite da Tun’Obebes, no V Serenatas ao Berço.


Sem comentários: